Sai logo desse banho! Quem já não ouviu essa frase da mãe? Fazer economia de água no banheiro parece ser um conceito “enraizado” nas famílias brasileiras…Ou, pelo menos, deveria ser! Mas, acredita que na prática não é bem assim? Apesar de muitos saberem que a água é um recurso natural finito e fundamental para a manutenção da vida no planeta, estudos recentes comprovam que o desperdício ainda é grande.

Por isso, é fundamental aprender a consumi-la, sobretudo no banheiro, de uma maneira mais sustentável. Para te ajudar, separamos algumas dicas de como conter o desperdício e, consequentemente, economizar aquele dinheiro que está “escoando” pelo ralo. Confira.

Diminua o tempo no banho e faça grande economia de água

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) bastam apenas 5 minutos de banho para uma higienização eficaz. O Instituto Akatu – organização não governamental sem fins lucrativos que trabalha pela conscientização e mobilização da sociedade para o consumo responsável – exemplifica que se uma família de quatro pessoas reduzir em 1 minuto o seu tempo diário no banho de chuveiro, ao final de um mês terá poupado mais de 730 litros de água, quantidade suficiente para lavar na máquina as roupas dessa família durante esse mesmo mês. E se essa informação não foi o suficiente para te fazer mudar de hábitos, lembre-se que utilizando menos o chuveiro você também pode economizar energia

Escove os dentes com a torneira fechada

escovar os dentes

Abra a torneira, molhe a escova, feche a torneira, faça a escovação, abra a torneira e enxágue a escova. Simples assim! Para que a higienização bucal seja eficiente, você não precisa ficar um tempão se olhando no espelho enquanto a água – e o seu dinheiro – escorrem pelo ralo. Você sabia que se escovar os dentes 3 vezes por dia, deixando a torneira 5 minutos aberta, vai consumir de 70 a 125 litros de água? Pasme…Essa quantidade é suficiente para atender todas as necessidades básicas diárias de uma pessoa: beber, cozinhar, fazer a higiene pessoal e a limpeza doméstica. 

Reutilize a água do banho para uma economia de água maior

Essa é uma ótima dica, principalmente para quem tem chuveiro a gás. Enquanto espera a água esquentar para o banho, deixe uma bacia embaixo do chuveiro e, reutilize essa água para  usar nas descargas ou para limpar áreas externas. Você também pode, por exemplo, usar essa técnica na hora de lavar a cabeça. Na hora de enxaguar os cabelos, deixe um balde perto do corpo e reaproveite a água que escorrer para fazer limpezas de pisos ou calçadas. 

Invista em um torneira com temporizador

O fechamento automático evita desperdícios. No mercado já existem vários modelos ecológicos que regulam a saída da água, quantidade e pressão, para que tenhamos menos gastos de água. E, se preferir, você nem precisa gastar com uma torneira com tecnologia de ponta. Em muitas lojas de materiais de construção ou pela Internet, você encontra ‘kits economizadores de água’, que contém peças que restringem a pressão da saída de água e são compatíveis com vários modelos de torneira. Mas lembre-se de que é sempre bom consultar um profissional antes de fazer qualquer instalação hidráulica. 

Gostou das dicas? A economia pode vir de todos os cômodos, mas é preciso fazer pequenos ajustes de costumes e contar com a colaboração de todos os moradores da casa para se obter bons resultados. Afinal, ao adotar hábitos simples de consumo consciente, você está ajudando a construir um futuro mais sustentável para todos. 


* Conteúdo produzido em parceria com o Instituto Akatu.