Cada vez mais a cozinha tem ganhado um lugar de destaque, como coração da casa. Isso porque, preparar as refeições para amigos e familiares passou a ser visto como uma forma de receber as pessoas com afeto, compartilhando algo único e pessoalmente preparado às pessoas queridas. Se antes cozinhar era um serviço que fazia parte dos bastidores, agora essa é uma tarefa integrada ao momento, fazendo parte da diversão. Se você é adepto desse estilo de receber e celebrar, uma cozinha funcional é tudo que você precisa.

5 layouts para uma cozinha funcional

A maioria das cozinhas é composta por pia, geladeira e fogão. Enquanto se prepara os alimentos, você passa a maior parte do tempo circulando entre essas três estações. Escolher o layout certo é fundamental para fazer o espaço da sua cozinha funcionar de forma prática e torná-lo um lugar onde você goste de passar o tempo. Confira os cinco layouts consagrados pela sua funcionalidade.

1. Cozinha funcional em forma de  “L”

cozinha funcional forma l

O formato em “L” é o layout clássico da cozinha, pois oferece flexibilidade e espaço para guardar eletrodomésticos e utensílios sem que o ambiente pareça demasiadamente amontoado. Além do espaço livre ao centro, com o formato em “L” é possível aproveitar todos os cantos da cozinha. 

O que torna a cozinha em “L” funcional é que esse layout facilita um triângulo de trabalho entre as áreas de preparação, limpeza e cozimento. Por isso, não importa se a sua cozinha é grande ou pequena.

O formato ainda funciona com diversos tipos de decoração, como a contemporânea e a rústica, além do mais, se adapta às necessidades estruturais como janelas, vergalhões, janelas etc.

2. Cozinha em forma de  “U”

cozinha funcional forma u

A cozinha em forma de “U” é um projeto que apresenta três paredes revestidas com armários e eletrodomésticos e coloca as três estações principais ao redor do cozinheiro. 

Esse formato também possibilita o melhor aproveitamento dos armários e uma bancada que garante a melhor disposição dos eletrodomésticos.

Para cozinhas pequenas, invista em móveis planejados que vão ajudar a otimizar o espaço e abuse das cores claras, que ajudam a dar sensação de amplitude ao ambiente. Outra dica é integrar a cozinha em “U” a outro cômodo, como a sala de estar ou jantar. Desta forma a cozinha pode parecer maior e a família fica ainda mais unida desde o preparo das refeições. Se o espaço permitir, uma ilha central também vai muito bem com essa disposição.

3. Cozinha linear ou paralela

A cozinha linear ou paralela consiste em uma ou duas fileiras paralelas de unidades formando um corredor central. Este formato deriva das cozinhas dos navios, nas quais tudo está em linha reta.

É uma ótima solução quando você não tem muito espaço, ou se o seu imóvel tende a ser longo em vez de largo.

Devido à sua configuração, menos etapas são necessárias entre as áreas de trabalho. A pia, a geladeira e o fogão ficam ao longo da mesma parede.

Uma cozinha linear é mais econômica do que uma grande cozinha aberta. Você só terá dois conjuntos de armários com com uma bancada retangular simples.

4. Cozinha corredor

Muitos apartamentos eficientes, com metragens menores, contam apenas com dois cômodos, trazendo praticidade ao dia a dia de seus moradores. As cozinhas no corredor, nesses apartamentos, é muito utilizada. Na configuração linear aberta, com a bancada dividindo o ambiente, é uma ótima opção para integrar os espaços.

Como a área é pequena, tente deixar a cozinha mais funcional, abrigando somente o necessário. Apostar em móveis suspensos é uma forma de aproveitar ao máximo cada espaço disponível.

5. Cozinha com ilha

Espaço para preparar as refeições, alimentar-se, guardar os utensílios e eletrodomésticos, socializar e trabalhar. As cozinhas em ilha são normalmente projetadas com uma bancada central que não está conectada à área principal da cozinha.

Bonitas, modernas e funcionais, permitem explorar ao máximo o uso desse tipo de layout.Cozinha em “U, “L”, linear, ilha ou corredor. Seja qual for o layout da sua cozinha, mantê-la organizada é uma boa forma de deixá-la funcional. Aprenda a organizar a sua cozinha de vez.