Em tempos de pandemia, a maioria das pessoas passou a trabalhar em suas residências. Muitos ainda continuarão em home office ou no formato híbrido nos próximos meses ou de maneira permanente. Por isso, ter um home office organizado é essencial. Dessa forma, você interfere o menos possível na organização da sua casa e ainda tem tudo para conseguir ter mais produtividade e foco. 

1. Invista no mobiliário

Ter uma estação de trabalho confortável é uma questão de saúde física e mental. Além de te dar mais conforto, um bom mobiliário te ajudará a manter a postura correta: pés apoiados completamente no chão, coluna ereta, braço em ângulo de 90 graus com os antebraços na altura da bancada de trabalho e o olhar na altura da metade da tela do computador.

webstory

Para isso, uma cadeira com altura regulável, encosto e apoio para os braços é essencial. Para não estragar o chão da sua casa com tanto arrasta pra cá e pra lá, também é recomendado preferir as opções com rodinhas. E para dar conta das longas horas de trabalho, nada como um assento estofado!

Já em relação à bancada, o principal, se possível, é que ela tenha gavetas. Assim, dá para guardar tudo de forma organizada para não interferir no visual da casa e evitar acidentes domésticos, como seu filho derrubando algum líquido ou a perda de algum papel importante durante uma faxina.

2. Aposte em uma boa iluminação para o seu home office

Uma boa iluminação é fundamental para trabalhar com qualidade de vida, sem afetar a sua saúde e a sua produtividade. A iluminação natural é sempre a melhor, mas para quem trabalha em frente ao computador, é muitas vezes inevitável ter que contar com cortinas para filtrar a luz solar. 

No caso da iluminação artificial, opte por uma luz neutra. Assim, você tem estímulo cerebral na medida certa, sem uma luz muito branca (de hospital) que pode cansar a mente, nem uma amarela demais, que pode te induzir ao relaxamento (veja aqui as diferenças de cada um delas). As luminárias articuladas são ótimas opções para os cantinhos home office e de leitura, mas não as deixe muito próximas aos olhos, pois a luz precisa estar difusa no ambiente.

3. Conte com nichos e estantes suspensas

O espaço pode ser melhor aproveitado quando utiliza-se nichos ou estantes suspensas na decoração. Você pode distribuir os objetos nas prateleiras, o que ajudará na organização do seu home office

Contando com esses espaços, o mais importante depois é você organizar seus papéis em pilhas por temas, áreas ou prioridade – da forma que fizer mais sentido pra você. Para deixar essa divisão mais clara e facilitar na hora de achar algo, separe os conjuntos em pastas ou caixas empilháveis próprias para escritórios, etiquetando-as. Mas conte com caixas ou pastas dentro de uma estética alinhada ao estilo do seu espaço e não exagere na quantidade de itens para não ficar com um visual de “coisas entulhadas”.

Nesse processo de organização você também pode aproveitar para jogar coisas que não são mais necessárias, como aqueles papéis de rascunho que já cumpriram seu papel, ou arquivar documentos que você não vai mais usar no dia a dia, como contratos já assinados, atas antigas de reuniões, entre outros. Esse tipo de material pode ser colocado em caixas identificadas e guardadas fora do alcance dos olhos, como em guarda-roupas ou estantes maiores. Lembre-se: menos é mais!

4. Tenha acessórios para uma estação de trabalho funcional

Além das caixas empilháveis, há outros acessórios que te ajudam a deixar o home office mais organizado. Um “porta-treco” para guardar itens pequenos como clipes e grampos de papel são indispensáveis. As divisórias de gavetas também ajudam muito ao permitir que você use o espaço conforme a sua necessidade. Se a sua gaveta é muita larga, por exemplo, você pode subdividi-la em setores para uma melhor organização.

Porta-revistas ou pastas também é uma forma de deixar à mão os materiais que você precisa consultar frequentemente de maneira organizada. 

5. Adicione um toque de vida ao seu home office

As plantas podem dar um toque especial no seu home office. Além de ajudar a reduzir o estresse, elas auxiliam a criar um ambiente acolhedor. Há inclusive estudos que mostram essa relação de sensação de bem-estar com a presença de elementos da natureza. Dessa forma, você se torna mais eficiente, produtivo e menos cansado.

6. Acrescente um aroma especial

Parece estranho, mas sim, adicionar “aromas” é mais um recurso para deixar o seu home office do jeitinho que você precisa, lindo e pronto para ser um ambiente produtivo e te proporcionar bem-estar. Então, que tal um pouco de aromaterapia? Manjericão e flor de laranjeira podem ajudar no estado de alerta e concentração, pois são aromas revigorantes. Já as especiarias, como a canela, atraem prosperidade.

7. Organize-se dia após dia em seu home office

Ao final de cada expediente, faça uma pequena limpeza na sua estação de trabalho. Retire papéis desnecessários e organize as coisas para facilitar o início do seu próximo dia. E não esqueça de deixar próximo um pano com álcool para a limpeza de rotina. 

Com essas dicas, seu home office vai entrar para a lista de cantinhos preferidos da casa. Mas se você ainda não tem um home office assim pra chamar de seu, confira como transformar um cantinho na sua casa em um home office confortável e funcional.