Todos conhecem a famosa frase “sujou, limpou”. Sim, este é um dos principais hábitos de limpeza que pode ser adotado no seu dia a dia e por todos, para que a sua casa fique sempre limpa e em ordem, e o melhor: sem estresse! Mas existem outros hábitos que você pode incluir na sua rotina que vão facilitar muito a sua vida. Confira!

7 hábitos de limpeza que vão ajudar a manter a sua casa limpa e organizada sem estresse

1. Organize-se

arrume a cama

Manter a casa organizada irá facilitar a limpeza. Comece o dia arrumando a cama, não levará dois minutos e você terá a sensação de produtividade logo no início do dia. Ver a sua cama arrumada, faz toda a diferença e há ainda quem acredite que esse hábito traz mais prosperidade.

2. Lave as louças

Crie o hábito de lavar as louças à medida que for preparando as refeições. Desta forma, você otimiza o seu tempo e não fica aquela pilha de louça que ninguém quer lavar. Ao final das refeições, não deixe a louça suja na pia. Os restos de comidas podem atrair insetos indesejados, além de oferecer um ambiente propício para proliferação de fungos e bactérias. 

A cozinha merece uma limpeza adequada. Varrer diariamente e passar um pano úmido algumas vezes por semana facilitará o dia destinado à faxina.

3. Abra as janelas

abra as janelas

O ar precisa circular nos ambientes. Este simples ato ajuda a eliminar o acúmulo de fungos e poeiras. O ar fresco também evita a umidade. Por isso, deixe as janelas abertas algumas horas por dia, mas não o tempo todo para não entrar muitas impurezas da rua. Se estiver ventando muito, prefira deixá-las fechadas.

4. Um cômodo de cada vez

Trabalho, família e casa. Diversas coisas para fazer e pouco tempo. Não há necessidade de fazer a limpeza toda de uma só vez. Foque em limpar um cômodo por dia. Quartos e salas são mais fáceis e rápidos de limpar, por isso dedique tempo a eles durante a semana. 

Lavar os banheiros e a cozinha demanda mais tempo, podendo ser faxinados aos finais de semana. Mas é importante que você faça uma manutenção desses ambientes durante a semana. Priorize e ajuste a sua rotina. O método de organização GTD pode ajudar nesse processo!

5. Plantas também precisam de hábitos de limpeza

Limpe as plantas com um pano úmido.  Fique atento aos vasos, que jamais devem ter acúmulo de água para evitar a reprodução do mosquito da dengue e de outras doenças transmissíveis por picadas do inseto.

6. Divida a responsabilidade dos hábitos de limpeza

dividir responsabilidade

Se você não mora sozinho, deve dividir as tarefas com os demais. Se cada um fizer um pouco, sua casa se manterá limpa e organizada. Até as crianças pequenas podem colaborar ao lavar uma louça, arrumar sua própria cama ou ajudar a varrer a casa.

Estabeleça regras que possam ajudar na organização e limpeza da casa, como por exemplo, comer apenas na cozinha, ligar a TV apenas após lavar a louça, jogar as roupas sujas no cesto, etc. Quanto menos bagunçar e sujar, menos trabalho haverá.

7. Tecnologia e acessórios a seu favor

Use e abuse de itens que ajudam e facilitam a vida na limpeza diária. Os mops, por exemplo, são fáceis de usar e aparecem em diversas versões, assim como o vaporizador portátil, que pode ser usado de diversas formas. Se você curte uma tecnologia, os utensílios inteligentes para limpeza estão em alta, como os robôs inteligentes.

Com essas dicas a limpeza não será mais um tema de discussão e desânimo dentro de casa!

Tags