Quem tem filhos, geralmente, passa boa parte do tempo organizando os brinquedos espalhados, não é mesmo? E quando se tem quarto pequeno, então, essa tarefa parece ser infinita. Uma ótima solução para acabar com esse problema é criar um ambiente lúdico e ao mesmo tempo funcional para manter as crianças – e consequentemente os brinquedos – dentro do cômodo. Confira algumas dicas que podem estimulá-las a guardarem a sua própria bagunça e, assim, te proporcionar alguns momentos de paz.  

1. Utilize os brinquedos como decoração em quarto pequeno

Que tal dar ao seu filho a sensação de que ele está em uma loja de brinquedos? Use nichos e prateleiras para expor carrinhos, bichos de pelúcia, jogos, etc. Com tudo exposto e ao alcance das mãos, elas ficarão livres para brincar e se sentirão motivados a colocar tudo de volta no lugar. Você ainda pode pintar uma parte da parede com tinta que imita o quadro negro ou lavável. Dessa forma, as crianças certamente passarão horas entretidas com suas “obras de arte”. Além de ajudar a desenvolver a criatividade e a coordenação motora, isso vai ajudá-las a se sentirem “donas do seu território”.   

2. Invista em organizadores transparentes

organizador transparente

As caixas plásticas servem para guardar objetos de uma forma prática e organizada. Para isso, basta comprar organizadores que caibam dentro de armários ou embaixo das camas. Os cestos de malha e de tecido também são úteis, mas as caixas transparentes ajudam as crianças a enxergarem o que tem guardado em cada uma delas sem ter que espalhar todos os brinquedos para acharem o que querem. Mas atenção: combine com o seu filho que só pode abrir uma caixa por vez e, apenas quando guardar tudo no seu devido lugar, é que pode brincar com a outra.

3. Use armários com portas “de correr” e com travas

Quando as crianças são pequenas, o ideal é dificultar a abertura das portas. Muitos guarda-roupas e cômodos já contam com dispositivos móveis que podem auxiliar nessa segurança. Além de otimizar o espaço em ambientes pequenos, muitos armários com porta de correr têm amortecedores que dificultam a abertura das portas.

4. Móveis multifuncionais ajudam otimizar um quarto pequeno

moveis multifuncionais

Na hora de compor o quarto da criança, procure comprar uma cama com baú ou gavetões, que possam ser usados para guardar objetos e fantasias. Caso não tenha essa opção, aproveite o vão livre na parte de baixo das camas para organizar caixas com rodízios. As estantes vazadas horizontais também são uma ótima pedida para manter brinquedos, livros ou sapatos organizados. Elas podem ser suspensas ou não, tudo depende do espaço que você tiver. O mais importante é que na hora de fixá-las na parede, elas fiquem na altura da criança para que o acesso aos brinquedos seja tranquilo.

5. Ganchos e organizadores ajudam a aproveitar cada cantinho 

Coloque ganchos nas paredes para pendurar mochilas, uniformes, casacos… O importante é otimizar o espaço. Eles podem ser colocados atrás da porta, dentro do armário ou nas paredes vazias.  No mercado ainda existem organizadores do tipo sapateira feitos de TNT, plástico ou rede que são fixados na parede e servem para organizar brinquedos no quarto e, também, no banheiro. Afinal, qual criança não gosta de levar brinquedos para a hora do banho, não é mesmo?

6. Dê preferência aos tapetes de vinil no quarto pequeno infantil

Além de proteger do frio e facilitar a limpeza, os tapetes têm a função de “delimitar o território”. Os modelos felpudos podem acumular mais pó e sujeira, o que pode provocar alergias e demandar mais tempo para a higiene. Por isso, os tapetes vinílicos são ideais. Mas, para além da limpeza, eles também podem deixar as crianças livres para brincar com tinta ou canetinha, pois as manchas são removidas com mais facilidade. Além disso, podem ser limpos com um pano úmido, são fáceis de instalar – basta comprar a medida correta em lojas especializadas -, e evitam os tropeços das crianças.

7. Deixe espaços livres para a brincadeira

Mesmo quando o quarto é pequeno, sempre é possível planejar espaços livres para a criança brincar ali mesmo. Ao entender que o espaço não é apenas um ambiente para descanso, elas o usarão também para diversão. A decoração montessoriana, inclusive, prega que separar os locais para brincadeira, descanso e aprendizagem estimula a autonomia infantil. Ou seja, entendendo que o quarto é seu, a criança fará questão de manter dentro dele tudo o que lhe pertence… Principalmente os brinquedos.   

No entanto, essas dicas de nada adiantarão se os pais não fizerem a criança entender que a bagunça e a desorganização são prejudiciais não só para ela, mas também para todos. Dê o exemplo e não se canse de demonstrar que cada coisa tem o seu lugar na casa. Com paciência e dedicação, o seu filho vai tomar gosto pela organização, e a bagunça, com certeza, estará com os dias contados.