Agosto tem um apelido nada atrativo: mês do “desgosto”. Mas é injusto atribuir essa fama ao oitavo mês do ano. Afinal, como pensar mal do período em que se é comemorado o afetuoso Dia dos Pais? 

Você sabe o porquê da má fama de agosto?

A clássica rima “agosto é o mês do desgosto” surgiu em Portugal. Na época das grandes navegações os portugueses criaram a expressão “casar em agosto traz desgosto”, pois as caravelas costumavam partir nessa época. Então, além de não ter lua-de-mel, as noivas que escolhiam este mês para se casar também corriam o sério risco de se tornarem viúvas, uma vez que os maridos navegadores passavam por muitos perigos ao desbravar novos lugares. 

Outro motivo para a fama de agosto trazer azar é o fato dele também ser considerado o “mês do cachorro louco”. Supostamente, este é o mês com maior incidência de cadelas no cio. Por conta disso, os machos costumam entrar em disputa, mordem uns aos outros durante as brigas e, consequentemente, podem aumentar a proliferação da raiva canina. Quando estão com esta doença, os cães espumam pela boca, o que contribui com a fama de “loucos”. 

Mas, contrariando o dito popular, agosto sempre foi repleto de coisas boas

Apesar de ser tradicionalmente associado ao azar por alguns fatos históricos isolados, em agosto aconteceram, acontecem e ainda acontecerão muitas coisas boas. Michael Jackson, por exemplo, nasceu em agosto. Como espraguejar o mês que nos presenteou com o Rei do Pop? 

Além disso, o período foi escolhido para simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação: o Agosto Dourado, que visa conscientizar sobre a promoção, a proteção e o apoio ao aleitamento materno. Até a independência do Brasil foi reconhecida em agosto pelo rei de Portugal.

Aproveite agosto sem desgosto

Agosto também é um ótimo mês para fazer viagens para o Nordeste brasileiro. Nesse período, o local tem poucas chuvas possibilitando ao turista curtir melhor as praias – geralmente mais vazias, por ser baixa temporada. Como o mês pega os extremos de temperatura entre os hemisférios Norte e Sul, também é uma ótima alternativa para quem quer curtir o clima mais frio em destinos de inverno, como Gramado e Campos do Jordão.

O oitavo mês do ano, definitivamente, não é responsável pelo azar 

Coincidências à parte, não se deve culpar o mês por todas as mazelas do mundo. Afinal, coisas boas ou ruins acontecem durante todo ano. Para se afastar das superstições, viva o mês como se fosse qualquer outro do calendário. Uma boa dica para não se deixar contaminar por crendices é utilizar a Lei da Atração, colocando em prática o hábito de ter pensamentos positivos.  

Agora que você já sabe a origem da crendice sobre o mau agouro de agosto, que tal rever seus conceitos e aproveitar mais o mês? Foque no que é bom e aproveite para ter mais dias de good vibes