Já falamos aqui no blog da Sonhar & Morar que investir em um imóvel residencial é uma forma de diversificar o investimento. Mas, para que você tenha um bom retorno sobre o dinheiro aplicado, investir onde há demanda de locação é uma excelente opção. Segundo o estudo anual “Melhores cidades para fazer negócios – edição 2021″,  elaborado pela Urban Systems, para a revista Exame, as três melhores cidades para investir em imóveis residenciais são São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Para chegar à lista de 100 cidades do mercado imobiliário, “foram analisados nove indicadores, entre eles, novos domicílios em quatro faixas de renda e saldo de empregos, nas cidades com mais de 100 mil habitantes.”

Mercado imobiliário nas três melhores cidades para investir

Os imóveis de 2 dormitórios, na faixa de 30 m² e 45 m² de área útil, se destacaram no mês de dezembro na maioria dos indicadores, segundo levantamento do Secovi-SP. Quanto à faixa de preço, os imóveis com valores de até R$ 240 mil apresentaram os melhores indicadores de vendas.

Em Belo Horizonte, por falta de terrenos e com a chegada de grandes empresas a Minas Gerais, como Bravo Motor Company, Heineken e Amazon, que estão se instalando ao redor da capital, “o mercado não consegue atender à demanda imobiliária, tudo o que é lançado acaba sendo vendido muito rapidamente”, comenta o vice-presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Minas Gerais (Sinduscon-MG) Renato Michel, em artigo publicado no site da revista Exame. 

Já na cidade do Rio de Janeiro, dados apurados pelo Centro de Pesquisa e Análise da Informação do Secovi Rio (Cepai) apontam que, no mês de outubro de 2021, houve aumento de 8,6% no número de negociações de imóveis residenciais, em comparação ao mesmo período de 2020.

Agora que você já conhece as melhores cidades no Brasil para investir em um imóvel, saiba três passos fundamentais para comprar um imóvel com segurança.

Tags