Quem nunca se pegou cantando no carro, no chuveiro ou em um ônibus  usando fones de ouvido? Quem nunca se sentiu relaxado após uma música calmante ou se emocionou com alguma melodia? A música tem esse poder de despertar sensações e emoções nas pessoas e promover a sensação de felicidade no lar, mas não é só isso. Segundo a musicoterapia, ela também pode ser usada como tratamento alternativo complementar a uma série de distúrbios. Confira!

O que é musicoterapia?

Segundo a Associação Americana de Musicoterapia (AMTA), “a terapia com música é um tratamento baseado em evidências que ajuda com uma variedade de distúrbios, incluindo doenças cardíacas, depressão, autismo, abuso de substâncias e doença de Alzheimer”.

Como a musicoterapia é utilizada?

A musicoterapia é utilizada dentro de uma relação terapêutica para atender às necessidades físicas, emocionais, cognitivas e sociais dos indivíduos, podendo ajudá-lo psicológica, emocional, física, espiritual, cognitiva e socialmente. 

Quem pode fazer uso da musicoterapia?

A AMTA indica o uso da musicoterapia para tratamento de crianças, adolescentes, adultos e idosos com necessidades de saúde mental, deficiências de desenvolvimento e aprendizagem, transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH), transtornos do espectro do autismo (TEA), doença de Alzheimer e condições relacionadas ao envelhecimento, problemas de abuso de substâncias químicas, lesões cerebrais, deficiências físicas e dores agudas e crônicas, incluindo mães em trabalho de parto, entre outros.

12 benefícios da musicoterapia

Segundo a Associação, a terapia com músicas fornece diversos benefícios. São eles:

  1. Promove do bem-estar;
  2. Alivia o estresse e a dor;
  3. Baixa a pressão arterial;
  4. Reduz a tensão muscular;
  5. Desenvolve habilidades para gerenciar pensamentos e emoções; 
  6. Melhora a comunicação, auxiliando aqueles que têm dificuldade em se expressar com palavras; 
  7. Melhora o relaxamento e ajuda no sono;
  8. Melhora a memória;
  9. Promove a eficácia na reabilitação física e motora facilitando o movimento;
  10. Fornece suporte emocional para pacientes em tratamento e seus familiares;
  11. Diminui a depressão;
  12. Aumenta a felicidade.

Como aplicar a terapia com música para aumentar a sensação de felicidade no lar ?

Existem diversas maneiras de utilizar técnicas musicais, por conta própria, para atingir os seus objetivos pessoais, como diminuir a ansiedade, o estresse e a dor, aumentar a energia e o foco ou simplesmente promover a sensação de felicidade no lar, seja seu lar físico ou emocional – aquele espaço interno só seu. Confira as dicas a seguir e solta o som:

  • Tenha a sua própria lista (playlist) de músicas, pois cada um reage de forma diferente a cada tipo de sons e ritmos;
  • Crie uma playlist para cada objetivo: relaxar, dormir, meditar, aumentar o ânimo, dançar etc. Caso tenha dificuldades em escolher as músicas para criar uma playlist faça uma busca no iTunes ou no Spotify de acordo com o tema, por exemplo “relaxing music”;
  • Considere desenhar, rabiscar, pintar ou escrever enquanto escuta músicas para processar quaisquer sentimentos, ideias ou pensamentos que surgirem;
  • Utilize técnicas de respiração para diminuir a tensão no corpo. Você pode até combinar com uma meditação;
  • Permita-se cantar as músicas que você gosta. Cante no chuveiro, no carro… cante onde você se sentir livre o suficiente para se divertir e liberar emoções;
  • Vá a concertos e a shows. Se não puder ir presencialmente, assista no youtube ou veja as lives nas redes sociais;
  • Participe de corais na comunidade onde vive;
  • Aprenda a tocar um instrumento;
  • Considere participar de experiências musicais interativas, como círculos de tambores, círculos de entoação/cantos ou grupos de dança com música ao vivo.

Além da musicoterapia como recurso para aumentar a sensação de felicidade no lar, você também pode aprender a usar a aromaterapia que, como o próprio nome diz, é uma terapia com aromas que tem o objetivo de melhorar o bem-estar, ou a  terapia das cores, para trazer mais harmonia, aconchego, cor e beleza para a vida.

Tags