O consumidor já pode enxergar uma luz verde no final do túnel. A bandeira de escassez hídrica foi retirada das contas. E mais, se as chuvas continuarem nas condições atuais, a perspectiva é de bandeira verde até o final do ano. Dessa forma, estima-se que o brasileiro tenha uma redução de custos a cerca de 20%.  

Em 2021, o Brasil enfrentou uma das piores crises hídricas do País

Com os reservatórios escassos, em setembro do ano passado foi implantada a bandeira de escassez hídrica, um valor de R$ 14,20 a cada 100 kWh consumidos. A cobrança foi necessária para compensar os custos de energia, que ficaram mais caros em decorrência do enfrentamento do período de escassez de recursos hídricos, o pior em 91 anos.

O aumento de chuvas permitiu a redução do uso de termelétricas, que são acionadas sempre que os reservatórios das hidrelétricas passam por períodos de seca. A previsão é a de que com o aumento da produção das hidrelétricas e das fontes eólica e solar, os custos serão menores durante o próximo período seco, que vai de maio a novembro. Se isso acontecer, as tarifas para os consumidores, consequentemente, serão menores.

Bandeira verde, no entanto, não significa parar de economizar

Atualmente, apenas os consumidores beneficiados com a Tarifa Social de Energia Elétrica estão isentos da bandeira Escassez Hídrica e pagam a bandeira tarifária divulgada mensalmente pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Além disso, os moradores de áreas não conectadas ao Sistema Interligado Nacional (SIN), como é o caso do estado de Roraima, também não pagam bandeira tarifária.

Apesar de o Governo e da Organização Nacional do Sistema Elétrico (ONS) garantirem que a bandeira verde, realmente, vai até o final do ano, muitos especialistas ainda veem essa informação com ressalvas. O motivo para tanta desconfiança vem da instabilidade climática que o mundo vive e as previsões de que ainda teremos mais um período de seca severa. 
Diante da dúvida, o melhor é continuar economizando. Desse jeito, você não terá grandes surpresas com a conta no final do mês e você ainda ficará em dia com a sustentabilidade do Planeta. Veja aqui algumas dicas para economizar na conta de luz e, como economia sempre é bem-vinda, também na de água.