O sonho de conquistar um imóvel sem depender de ninguém pode parecer algo distante, mas com planejamento e disciplina é totalmente possível. Então, confira as dicas a seguir para saber o que fazer para conseguir comprar um apartamento sozinho.

Considere comprar um apartamento na planta

Apartamentos na planta oferecem melhores condições de pagamento, como a possibilidade de pagar entre 20% e 30% do valor do imóvel enquanto ele está sendo construído.

Além disso, você tem a certeza de que é o primeiro e único dono do apartamento que está comprando, o que elimina qualquer necessidade de reparo ou manutenção.

Informe-se a respeito da idoneidade da construtora

Com o auxílio da internet, hoje é muito mais fácil descobrir se você está lidando com uma empresa séria e que respeita os seus clientes.

Basta fazer algumas pesquisas para checar a reputação da construtora e seu histórico de entregas de outros condomínios.

Você também pode checar se ela tem processos ou problemas na justiça por atrasos ou problemas com outros consumidores por meio do CNPJ da organização.

Conheça as formas de financiar um apartamento

Existem diversas maneiras de comprar um apartamento sozinho, graças às possibilidades de financiamento imobiliário.

Conheça as formas de financiar um apartamento

Neste caso, é possível até utilizar o FGTS para realizar a compra de um imóvel. O valor pode ser abatido da entrada que você terá que dar de qualquer forma.

Informe-se em instituições financeiras a respeito das alternativas de financiamento disponíveis e programas de incentivos. Sem dúvida, há uma opção que se enquadra perfeitamente em seu orçamento.

Guarde dinheiro para a entrada

Como comprar um apartamento sozinho sem pensar no dinheiro da entrada, não é verdade? Afinal, seja qual for a opção que você decidir para financiar o seu imóvel, será necessário dar um algum valor inicial, pois este é um procedimento comum em qualquer instituição financeira ou banco. Em geral, o valor pode representar 30% do preço do imóvel.

Embora exija mais disciplina, é possível guardar dinheiro sozinho. Basta ter um controle financeiro rigoroso, cortar os gastos desnecessários e economizar o máximo que for possível.

Primeiramente, some todas as suas fontes de renda (salário, rendimentos de investimentos, entre outros). Então faça uma planilha ou anote em um papel todos os seus custos de vida, contas a pagar e despesas em geral e some-os. Assim você saberá o quanta gasta por mês, o quanto recebe e como está essa relação. Dessa forma, torna-se muito mais fácil identificar quais gastos podem ser eliminados ou reduzidos para que você consiga juntar o dinheiro da entrada para a compra de um apartamento.

Com bastante planejamento, pesquisa e minuciosidade na hora de cuidar das finanças, o sonho do imóvel próprio se torna cada vez mais próximo de se tornar realidade.

Agora que você já tem mais conhecimento sobre como adquirir um imóvel sem depender de mais pessoas, não deixe de conferir também como comprar um apartamento parcelado!

Tags