Está chegando o inverno e aquele banho quentinho no final do dia, antes de dormir, é muito bem vindo. Mas para um banho tranquilo de verdade, os aquecedores de água a gás devem seguir todos os padrões de segurança e estarem instalados de forma correta.

Existem dois tipos de aquecedor de água a gás no mercado para deixar a água do banho quentinha: os de passagem e o de acumulação. O aquecedor de passagem é o mais utilizado nas residências por conta do tamanho, além de ser mais econômico, já que o consumo de gás só ocorre no momento da utilização da água quente. 

Uma vez instalado, é preciso ficar atento a possíveis vazamentos e acúmulo de gás. De acordo com a Associação Brasileira de Aquecimento a Gás (Abagás), o gás combustível usado em aparelhos instalados em apartamentos pode ser dos tipos natural (GN) ou liquefeito de petróleo (GLP). Esses gases são os que alimentam o aparelho para produzir a chama, têm cheiro característico e, por sua natureza, são inflamáveis e tóxicos.

Cuidados que você precisa ter ao instalar aquecedores de água a gás

  1. Compre o seu aquecedor de água a gás de uma revenda especializada ou assistência técnica para suporte na escolha do produto adequado à sua necessidade. Exija a nota fiscal, para ter a garantia do produto.
  2. Verifique se o aquecedor está em conformidade com o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), que mede a eficiência energética dos aparelhos, e com o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO). Os aquecedores cuja classificação energética é “A” recebem o Selo CONPET – Selo de Eficiência Energética.
  3. A instalação deve ser feita por uma assistência técnica especializada e deve cumprir a norma NBR-13.103, que diz respeito à instalação de aquecedores de água a gás para uso residencial, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT);
  4. Os aquecedores precisam estar instalados em uma área ventilada;
  5. Para ambientes com pouca ventilação, como banheiros e/ou dormitórios, só é permitida a instalação de aparelhos com fluxo balanceado, ou seja, hermeticamente isolados do ambiente. Aparelhos com qualquer outro tipo de exaustão estão proibidos de serem utilizados nesses ambientes, conforme NBR-13.103.
  6. Os dutos das chaminés precisam estar sempre desobstruídos, sem sinal de amassamento e instalados de forma regulamentada. Se houver manchas escuras no aparelho, isso pode significar retorno do efluente ou até mesmo vazamento no duto.
  7. Quando não utilizar o aquecedor por um longo período, mantenha fechado o registro geral de segurança do mesmo.
  8. A revisão periódica deve ser realizada a cada 12 meses ou conforme orientações do fabricante de cada aparelho.

As informações acima estão publicadas no site da Abagás. Para mais informações sobre segurança e instalações, clique aqui.

O que fazer em caso de vazamento de gás?

Qualquer cheiro de gás é um alerta de vazamento, seja do fogão, do botijão ou do aquecedor. Neste caso, não acenda luzes ou acione equipamentos elétricos e nem utilize fósforos ou isqueiros. Aja imediatamente:

  1. Feche as válvulas de bloqueio dos equipamentos;
  2. Abra portas e janelas para ventilar o ambiente; 
  3. Saia do ambiente;
  4. Ligue para o serviço de orientação e atendimento ao consumidor de seu fornecedor de gás ou para o Corpo de Bombeiros (193) e informe sobre o vazamento.

Agora que você já sabe sobre os cuidados que deve ter com o aquecedor de água a gás, que tal saber como economizar gás?