A manutenção residencial preventiva nada mais é que uma revisão periódica do seu imóvel com objetivo de evitar falhas, problemas e acidentes. Ela garante a preservação da estrutura física do imóvel, mantendo-o valorizado e aumentando a durabilidade dos móveis, equipamentos e instalações. O processo começa com uma inspeção. Depois, devem ser feitos os pequenos reparos dos possíveis danos que foram identificados na inspeção, bem como reformas, seguidos de limpeza. 

Manutenção residencial preventiva é sinônimo de economia

Prevenir é evitar grandes gastos no futuro. Se você detectar ferrugem no sifão da pia da cozinha ou perceber que ele está partindo, por exemplo, troque-o. O investimento em um sifão novo é mais barato do que trocar por um novo o móvel que estufou com o vazamento de água. Além do mais, a conta de água vai aumentar com vazamentos não detectados.

Hábito evita grandes emergências

Alguns imprevistos acontecem, mas a manutenção residencial preventiva ajuda a evitar situações em que você terá que agir urgentemente, tendo que sair no meio do expediente, quebrar a sua programação para resolver o problema ou pagar mais caro por um profissional que resolva a questão de última hora.  

Manutenção residencial preventiva reflete na valorização

Pense a longo prazo, pois o seu imóvel é um patrimônio que pode ser valorizado ou desvalorizado a depender do estado de conservação. Se no futuro você quiser vendê-lo para comprar um maior, por exemplo, os compradores certamente farão uma vistoria minuciosa para ver o que, de fato, estão comprando.

Ter a manutenção em dia vai manter o seu bem valorizado, mas fazer tudo de uma só vez, com certeza, pesará no orçamento. Com a manutenção preventiva você pode fazer um cronograma de reparos para conciliar o sem tempo e o seu orçamento, elencando as devidas prioridades.

Manter os reparos em dia aumenta a vida útil

Limpeza periódica do piso, máquinas e equipamentos, pintura do imóvel renovada a cada 5 anos, manutenção dos rejuntes para evitar infiltração, entre outros procedimentos que podem ser feitos com calma, vão contribuir para aumentar a durabilidade destes itens e, consequentemente, evitar gastos futuros maiores.

Como deve ser feita a manutenção residencial preventiva?

A manutenção preventiva pode ser muito simples. Atente-se principalmente para detalhes como as instalações elétricas e hidráulicas, evitando, por exemplo, as infiltrações e as consequências que decorrem delas, como o mofo. Se o reparo necessário for simples, como limpeza de calha, vedação de um cano e retoques de pintura, você mesmo poderá fazê-los. Mas se a manutenção exigir um certo conhecimento técnico ou apresentar riscos, como a parte elétrica ou troca de tubulações hidráulicas, consulte um especialista.

Quando deve ser feita a manutenção residencial preventiva?

A manutenção, que também inclui a limpeza, pode ser dividida em tarefas semanais, mensais e anuais. Semanalmente é possível aspirar tapetes, carpetes e sofás; limpar os filtros das máquinas de lavar e secar roupas; checar os vazamentos e as condições das torneiras, chuveiros, travas de janelas e portas. 

Mensalmente você pode desinfetar os armários internamente para evitar traças, avaliar tetos, pisos e paredes para verificar manchas de infiltrações, mofos e rachaduras. Nesse período, também limpe ou troque os filtros de ar-condicionado, pois um filtro sujo pode aumentar os custos de energia, estragar o equipamento e ser prejudicial à saúde da sua família. Aproveite para verificar (e trocar!) as luzes queimadas.

 Anualmente, faça uma verificação geral da fiação elétrica e certifique-se de que todas as tomadas estejam instaladas e funcionando corretamente; inspecione o encanamento e procure por vazamentos ou ruídos incomuns; contrate uma empresa de dedetização para prevenir ou eliminar infestações de insetos, como cupins e formigas, e reforce a vedação de chuveiros, banheiras e pias, para evitar danos causados pela água nas paredes.

O lema é dividir para conquistar. Fazendo um pouquinho por semana, mês e ano, a sua casa estará sempre em dia e a possibilidade de imprevistos será menor, mas como eles sempre podem acontecer, conheça aqui as vantagens de contar com um seguro residencial.