Decorar com superfícies de pedra é uma grande decisão. O quartzo, o mármore e o granito adicionam elegância a qualquer casa e são elementos fundamentais para as áreas molhadas, como a pia da cozinha ou do banheiro. Mas, além das cores e veios (aquelas linhas nas pedras) existem outras diferenças entre elas que você precisa conhecer antes de fazer a sua escolha.

Mármore, granito ou quartzo, qual é o melhor para o seu projeto de decoração?

Mármore 

O mármore é uma pedra natural clássica associada a casas luxuosas. Alguns a consideram a pedra mais bonita do mundo. O fato de as estátuas clássicas de deuses e deusas míticas terem sido esculpidas em mármore pode ter tido grande influência nessa ideia de beleza e sofisticação associada ao material.

Para usá-lo na decoração, o principal ponto a ser considerado é que o mármore é mais poroso. Por isso, absorve sujeira, água e outros líquidos com mais facilidade, o que o torna mais suscetível a manchas.

É justamente devido à porosidade e pela sua baixa resistência a altas temperaturas que essa pedra não é indicada para cozinhas. O mármore tem uma função mais decorativa, sendo utilizado em pisos, cubas e bancadas de banheiros.

Granito

O granito é uma pedra 100% natural composta por diversos minerais, incluindo o quartzo, feldspato e mica. Essa pedra é similar, em aparência, ao mármore.  Porém, possui alto grau de dureza e durabilidade. Por isso, tem sido a melhor escolha no quesito custo x benefício para os que procuram instalar uma bancada bonita e duradoura na cozinha. 

Por ser um material versátil, pode ser utilizado para diversos tipos de projetos, empisos, revestimentos de paredes, soleiras, escadas, detalhes na arquitetura e até como tampos de mesa. 

Quartzo

O quartzo é uma pedra sintética, muito utilizada em bancadas. Ao contrário do granito e do mármore, o quartzo não é poroso e é artificialmente mais duro que o granito. Este material resiste melhor a arranhões, lascas e manchas. Porém, tem menor resistência ao calor.

Por ser fruto de um processo industrial, pode ser personalizado em várias cores, indo muito além das opções extraídas da natureza. Além das cores sólidas, também é possível produzir quartzos que imitam a aparência dos mármores.

Em termos de durabilidade, ele é o mais resistente dos três materiais, dispensa a necessidade de ser selado e exige menos esforços de manutenção, tornando-o uma excelente opção de revestimento para todas as áreas, incluindo cozinhas e até churrasqueiras.

Qual a opção mais barata: granito, quartzo ou mármore?

Um fator relevante em relação à escolha do material são os preços. Contudo, esse é um elemento que pode variar bastante a depender da região, do tipo de pedra, do momento do mercado – se há maior ou menor demanda impulsionada pelo mercado da construção civil – e até mesmo da empresa cotada.

O granito, tende a ser a opção mais econômica, especialmente, as versões mais convencionais, que são mais fáceis de serem encontradas na natureza, como as variações de cinza, a exemplo do Itabira e Corumbá. Em contrapartida, opções em tons de preto tendem a ser bem mais caras, principalmente, o preto absoluto, como o preto São Gabriel e o Estelar.

Depois, vem o quartzo, cujos valores também variam bastante a depender do fabricante, já que se trata de um matéria sintético. E, por fim, o mármore. Embora seja considerado mais nobre, há opções mais acessíveis de acordo com a disponibilidade da espécie na natureza. O Bege Bahia tende a ser a opção mais econômica nesta categoria.

Agora que você já conhece as diferenças entre mármore, granito e quartzo, qual vai ser a escolha para a sua casa?