Você é daqueles que acredita que comer todos os dias em uma linda mesa posta é coisa de novela? Não mesmo. Fazer as refeições em uma mesa arrumada não é uma tarefa tão difícil. Além disso, ter um lugar bonito e agradável para as refeições em casa pode proporcionar ótimos momentos em família e contribuir para mais qualidade de vida. Basta ter planejamento, disposição e os acessórios certos. Com as dicas a seguir vai ficar ainda mais fácil e você vai sentir como se estivesse diariamente em um hotel.

Uma mesa posta perfeita começa com uma bela toalha de mesa

Aquela mesa linda para refeições, digna de revista, parece complexa de ser montada em casa, mas, na verdade, é simples. A mesa posta nada mais é do que saber organizar pratos, talheres e copos para as refeições, o que facilita muito o momento de servir. 

Para começar a montar a sua mesa, compre uma boa toalha de mesa, um jogo americano ou sousplat – lê-se “suplá”. Quanto mais opções tiver, melhor, mas não se limite a isso. Atualmente, há até sousplat de madeira para você usar com diferentes capas de tecido.

Para deixar o seu kit mesa posta mais versátil, invista em toalhas com cores claras e neutras. Assim, ficará bem mais fácil para combinar os acessórios. Mas nada impede de que você tenha uma com maxi estampas – uma das tendência para decor de mesa em 2021. Mas atenção: antes de comprar, verifique o tamanho da toalha para que as pessoas não tropecem na hora de deslizar as cadeiras, ou que não fique curta demais.  

Mesa posta de vários estilos

Os jogos americanos servem de apoio para pratos, copos e talheres, podendo ser de cores e estampas diferentes para contrastar com as toalhas. No entanto, esse item pode ser utilizado diretamente sobre a mesa, sem a necessidade de forração. Alguns estilos de decoração, como o rústico, aliás, ficam até melhor sem toalha. 

O sousplat pode ser utilizado apenas como apoio para pratos, dando um charme a mais na decoração. Mas ele também serve como aparador para os copos, talheres e travessas.

Invista em louça neutra

Infelizmente, ter um jogo de louças para cada ocasião não é muito viável. Nesse caso, o ideal é investir em acessórios de cores neutras, como branco, amarelo e azul claro. Mas para qualquer refeição você vai precisar de pratos fundo, raso, de sopa ou de sobremesa. Portanto, invista em um jogo completo. Os copos e as xícaras de chá e de café, com seus respectivos pires também não podem ficar de fora desse “kit básico”. O ideal para uma família de 4 pessoas, por exemplo, é ter pelo menos seis peças de cada tipo. Dê preferência aos de porcelana e cerâmica, que têm mais durabilidade e são mais fáceis de lavar. Mas cuidado com a máquina de lavar louças, pois a pintura de algumas peças pode desbotar com a lavagem.

Assim como os pratos, copos e xícaras, os talheres são indispensáveis. Tenha um conjunto básico com facas e garfos para refeições principais e sobremesa e colheres, para sobremesa, café e chá. Os de inox têm uma durabilidade maior e combinam com qualquer decoração.

Tudo tem o seu lugar certo na mesa

Organize os pratos de acordo com o que será servido. Nas refeições principais – almoço e jantar -, os pratos menores devem ficar sobre os maiores. Isso porque, geralmente, a salada é servida primeiro, depois o prato principal. Se a entrada for sopa, a ordem certa é colocar o prato raso maior embaixo e um bowl em cima. Já o prato de sobremesa só deve ser colocado na mesa após o término da refeição

Organizando os talheres

Os garfos devem ficar ao lado esquerdo do prato e seguem a ordem do menor para o maior, de fora para dentro. Por exemplo, o menor, que deve ser o de salada, fica na parte externa, mais distante do prato, enquanto que o garfo principal fica na parte mais interna, encostado junto ao prato. Ou seja, conforme as pessoas forem comendo, os garfos mais distantes do prato já podem ser retirados e colocados para lavar. 

Do lado direito ficam as facas – com as serras viradas para o prato – seguindo a mesma lógica dos garfos -, e a colher de sopa. Os talheres de sobremesa devem ficar acima – e fora – do prato. Já o guardanapo será colocado no canto esquerdo, ao lado dos garfos.

Brinde com muito estilo

Os copos – de preferência de vidro – devem ser colocados à direita do prato, um pouco acima das facas. Se for servir vinho, champanhe ou cerveja, use taças. Como aqui estamos propondo a mesa posta do dia a dia, não aconselhamos usar itens de cristal; mas para ocasiões especiais como Natal e Réveillon, vale a pena tirar essas peças do armário. 

O correto na hora de servir a bebida no almoço ou jantar é posicionar as taças, da esquerda para direita, da maior para a menor. Por exemplo, o copo de água fica ao lado do prato, pois é a bebida que mais combina com tudo. Em seguida, vem a taça média de vinho tinto ou cerveja; depois a taça menor, de vinho branco, e o copo de licor para depois da sobremesa. 

Se quiser servir champanhe em comemorações ou dias especiais, deixe a taça à frente da fileira principal de copos. Esse formato se chama “flute”, pois forma um desenho semelhante a um “diamante”. Para o dia a dia, no entanto, você pode optar por usar copos mesmo.

Se a mesa posta for para servir o café da manhã ou da tarde, coloque as xícaras em cima do prato de sobremesa ou na lateral direita.

Peças feitas à mão dão toque pessoal à decoração

As tendência handmade – termo adotado da língua inglesa para se referir a itens feitos de forma artesanal – dão um toque a mais à mesa posta. São acessórios como porta- guardanapos, aparadores de crochê, mini horta que servem como centro de mesa. Além de estarem em alta, os objetos confeccionados à mão ajudam a dar um toque de delicadeza no ambiente.  

Mesa posta temática para dias especiais

Você não precisa seguir sempre o estilo minimalista na hora das refeições. De vez em quando, ouse e surpreenda a sua família. Em dias de festa, por exemplo, aposte em estampas coloridas, seguindo tendências da moda, como o tie dye. Você também pode usar pedaços de jeans como jogo americano, o que fica perfeito para uma decoração mais urbana. 

Aposte em arranjos com flores, que podem ser naturais ou desidratadas, potes de vidro com frutas, contas coloridas ou sal grosso, arranjos de sisal… ou seja, abuse da criatividade, capriche na dedicação e bom apetite!