Estar em casa se tornou sinônimo de qualidade de vida, pois é onde nos protegemos e encontramos refúgio, trazendo felicidade e paz para o cotidiano. Aliás, quando o assunto é felicidade, os dinamarqueses estão sempre nas primeiras colocações. No último Relatório Mundial da Felicidade, publicado pela ONU, a Dinamarca aparece em segundo lugar no ranking de povos mais felizes do mundo, ficando atrás apenas da Finlândia. Que tal se inspirar no país que é referência em bem-estar incluindo o estilo hygge na sua casa?

O conceito integra a ideia cultural da Dinamarca que valoriza os pequenos prazeres da vida, como estar alegre e se sentir confortável em casa. Embora o sentimento de felicidade e conforto variem de pessoa para pessoa, a concepção desse estilo dinamarques de decoração traz algumas características que podem ser úteis para deixar a sua casa aconchegante. Confira!

O que significa a palavra hygge?

Embora o termo tenha sido criado pelos noruegueses, foi a Dinamarca que desenvolveu o conceito desse estilo de vida e decoração. Devido aos longos períodos de inverno e de pouca luz na região, a população dinamarquesa se apropriou da palavra para imprimir em suas casas ambientes mais quentes e convidativos por meio da decoração.

Assim como a nossa palavra “saudade” é difícil de traduzir para outras línguas, o termo “hygge” também não possui um significado exato em português. No entanto, é traduzido como ‘acolhedor’ e representa a relação de acalento entre as pessoas e aquilo que as fazem felizes.

Na decoração, o estilo hygge busca combinar uma série de objetos que remetem ao bem-estar para fazer daquele ambiente um templo que acolha a alma do morador de maneira que o faça pleno. 

Mas afinal, o que é o estilo hygge de decoração?

Tirar um tempo para ler em um canto aconchegante da casa, descansar no sofá ou em redes e cozinhar de modo que ative memórias afetivas ou construa novas. O ponto principal do estilo hygge é que a decoração faça jus aos gostos do morador e proporcione uma experiência única. 

  Você pode apostar em livros, quadros ou fotografias que possuam algum valor sentimental, pois o segredo desse conceito é despertar sensações que estimulam os sentidos, seja através de texturas com toque agradável de estofados, objetos que sejam atraentes visualmente ou um vaso de flores que deixe o ambiente perfumado e atraia o olfato. 

Existem algumas características do estilo hygge que podem ser implementadas com facilidade na sua casa sem precisar gastar muito. Confira:

Misture texturas na decoração hygge

Um estilo de vida hygge envolve aguçar o sentido do tato. Por isso, na hora de aplicar esse conceito de decoração na sua casa, invista em elementos confortáveis e macios, como os tecidos de tricô, seda, linho, lã e veludo.
Você pode adicionar várias almofadas com capas felpudas, mantas, tapetes e até cortinas com as texturas citadas anteriormente. Também faz parte do estilo hygge adicionar materiais naturais ao ambiente, como objetos e superfícies de madeira, vime, palha, cerâmica, barro, metal e vidro. 

Cultivar plantas também entra na categoria de elementos naturais que podem ser usados no estilo hygge, além do uso de pedras, conchas e penas. Ou seja, dê preferência para aqueles tecidos que você considera mais agradável ao toque e elementos que proporcionem a sensação de acolhimento. 

Aposte em uma iluminação aconchegante

A iluminação natural é importante no estilo hygge, valorizando ambientes com janelas amplas e cortinas com tecidos mais transparentes para facilitar a entrada de luz. No entanto, nem sempre é possível trocar as janelas da casa. Neste caso, invista em luzes indiretas amarelas em abajures, arandelas e pendentes. 

Você também pode abusar de velas para trazer um clima mais intimista e caloroso ao ambiente. No livro “O pequeno Livro do Hygge”, o autor dinamarques Meik Wiking salienta que o jeito de entrar mais rápido no estilo hygge é apagar as luzes e acender velas, principalmente, se forem aromatizadas, pois além da luz trazer tranquilidade instantânea, o aroma ainda brinca com o sentido do olfato. Não esqueça de colocá-las em um local seguro para evitar acidentes. 

Prefira cores neutras e quentes

As cores são um elemento de grande destaque quando se trata de incorporar aconchego no ambiente. A paleta de cores do estilo hygge segue uma tendência minimalista, com tons pastéis e neutros, com poucos objetos coloridos. Isso porque cores muito fortes tendem a cansar e energizar as pessoas rapidamente, já o hygge tem o objetivo de construir um espaço para relaxar.

Por isso, invista em tons de cinza, marfim, creme e bege para adquirir mais tranquilidade na casa. As cores claras ainda desempenham o papel de expandir a iluminação do local, devido à capacidade de refletir a luz natural. Caso você queira acrescentar cores mais vibrantes, escolha apenas uma dentre os tons de laranja, vermelho, azul, verde ou amarelo, para implementar nos detalhes da decoração, como almofadas, porta-retratos com fotos de momentos marcantes e quadros com artes inspiradoras. No estilo hygge, é bom evitar muitas informações: o menos é sempre mais. 

Valorize o conforto

A ideia de simplicidade é muito presente no estilo hygge: vale mais um ambiente com significado emocional e funcional do que um lugar repleto de itens que não agregam um valor especial. 

O mais importante é manter a tranquilidade de todos os ambientes da casa com toques de nostalgia e espaço para novas experiências felizes. Sabe quando você se sente abraçado pelo local em que está? Esse é o foco de adotar a decoração dinamarquesa. Não importa a temperatura ou o clima de onde você mora, o objetivo é usufruir de um local que ofereça bem-estar e conforto na sua rotina. 

E aí, curtiu essa forma de encarar a vida? Com essas dicas você já pode incorporar mais simplicidade e qualidade no seu dia a dia.