Experiência personalizada, customização, personalização. Em meio a 7 bilhões de pessoas no mundo e processos de produção e comércio em escalas globais, poder sentir o gostinho de algo feito especialmente pra você, do seu jeito e no seu gosto, tem um sabor especial. O sabor de se sentir único, como na época em que o dono da quitanda chamava o cliente pelo nome, perguntava pela família e sabia qual era o pedido antes de a pessoa fazê-lo.

 Se você também gosta de produtos e experiências sob medida, saiba que você não está sozinho. Uma pesquisa feita pela Dassault Systèmes, em parceria com a CITE Research, mostrou que 83% dos consumidores querem que os produtos ou serviços se adaptem às suas necessidades em questão de momentos ou horas. O estudo realizado nos Estados Unidos, China e França, também mostrou que as pessoas estão dispostas a pagar em média 25,3% a mais pela customização. Por isso o esforço de tantas marcas em trazer essa possibilidade.  Como foram as latinhas da Coca-Cola com nomes e o e-commerce da Nike nos Estados Unidos, que permite montar o tênis do jeito que você quer em todos os detalhes. 

No mercado imobiliário, como explica a arquiteta e gerente executiva de produtos da MRV, Juliana Lopes, isso se traduz na busca por um lar. “O nosso papel vai além da construção de uma casa. Quando começamos a trazer essas possibilidades de personalização, de alguma forma estamos humanizando as unidades. Elas deixam de ser concreto e tijolo para se tornarem um lar”, afirma ela, lembrando da frase que sempre via no tapete da entrada da casa de sua avó: “A house is made of brick and stone. A home is made of love alone”, ou seja, casas são feitas de tijolos e pedras. Lares são feitos somente de amor”.

Personalização na prática – sua casa, suas regras 

Foi-se o tempo em o cliente se contentava em ter o carro da cor que ele quisesse, contanto que fosse preto. A famosa frase de Henry Ford era um reflexo da sociedade à época, que começava a ver o processo de industrialização. Com muita demanda e poucos produtos, não tinha muita escolha para o público. Em um cenário completamente diferente, a compra do imóvel oferece cada vez mais possibilidade de personalização, com opções de uma compra 360°, que já inclui mobiliário, eletrodomésticos, enfeites e até mesmo cama posta. “O céu é o limite quando pensamos nas possibilidades de oferecer personalização. Acredito que seja uma tendência, pois o mundo caminha nesse sentido, de coisas mais práticas, fáceis e rápidas. Parcerias entre empresas de diferentes segmentos, por exemplo, com os marketplaces, são uma solução. E tem ainda a grande vantagem de poder indicar os móveis e utensílios que se encaixem perfeitamente na planta do imóvel”, afirma a arquiteta Juliana. Afinal, é bastante comum se empolgar com aquele sofá lindo que depois parece um elefante na sala.

De acordo com Juliana, há muitos anos o conceito já faz parte da proposta MRV com os pacotes opcionais de kit acabamento, o kit Exclusivitá, em que o cliente pode escolher itens de acabamento como pisos, azulejos, bancadas e cubas, a partir de um leque de opções criado a partir do estudo das principais tendências do design. Na incorporadora Sensia o conceito vai além, com uma variedade muito maior de acabamentos e até mesmo opções para mudança na planta, dependendo do projeto. O cliente ainda conta com uma consultora de personalização para ajudá-lo nas escolhas. 

Mais recentemente, a MRV lançou também uma plataforma exclusiva para seus clientes, que reúne em um só lugar produtos e serviços que vão além da compra do imóvel. Batizado de “Mundo da Casa”, o  marketplace oferece produtos, serviços e benefícios, em centenas de parceiros, para mobiliar, decorar e personalizar a casa, como armários planejados, acabamentos especiais, serviços de decoração, eletros, móveis e até descontos em energia elétrica.

Aproveite essas dicas e mãos à obra. Afinal, melhor que ter a sua casa própria, é ter a sua casa do seu próprio jeito!

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