A ansiedade para mudar para o primeiro apartamento é grande. E, no meio de toda essa agitação, pode ser tentador sair comprando tudo que se vê pela frente para mobiliá-lo. Um conselho: muita calma nessa hora! Algumas coisas são básicas e não podem faltar com toda certeza, afinal, você precisa sentar, dormir e comer. Mas o ideal é escolher com calma os acessórios de decoração para não cair no erro de ter que conviver por muito tempo com peças que não combinam entre si e, muito menos, com o seu estilo, ou até gastar mais do que deveria (ou poderia!) e acabar se atrapalhando com as contas. Então, siga as dicas a seguir para evitar enganos e garantir boas compras.  

1. Faça uma lista detalhada com o que realmente não pode faltar no seu primeiro apartamento

Antes de sair comprando, detalhe os itens básicos como geladeira, sofá, cama, etc, pensando onde cada elemento será colocado. Só assim, você poderá tirar as medidas corretas dos espaços e saber qual o tamanho certo para que os objetos não ocupem espaço demais e nem fiquem muito pequenos. Pra ajudar, vale até se arriscar em um esboço no papel com as medidas.

Feito isso, tenha em mente quais cores e estilos gostaria de imprimir na sua casa e, em mãos, o planejamento financeiro para saber o quanto em média você pode gastar em cada cômodo. Com a lista pronta ficará mais fácil visualizar o que realmente precisa comprar e não ser levado pelo “calor da emoção”.  

2. Não compre todos os móveis de uma só vez

É perfeitamente compreensível que você queira preencher o apê o mais rápido possível, mas comprar muitos móveis de uma vez só pode ser um grande erro. A melhor coisa a fazer é listar os itens que você precisa e comprá-los em ordem de importância. Se precisar, por exemplo, de uma cama, compre, mas espere para comprar as mesas laterais, guarda-roupas ou cômodas. Fique confortável, mas considere passar um tempo procurando pelas peças certas que caibam no seu orçamento. Com o radar ligado e as prioridades traçadas você pode até conseguir itens em promoção, de saldões, liquidações ou datas promocionais, pois já saberá o valor médio dos itens desejados e conseguirá identificar verdadeiras oportunidades.

3. Evite comprar todos os acessórios no mesmo lugar

A busca por praticidade, muitas vezes, nos induz ao erro. Os ambientes montados em showroom nem sempre são adequados para a nossa casa. Um cômodo deve imprimir a personalidade de quem ali mora e não há nada mais prazeroso que desenvolver um estilo ao longo do tempo. Mas isso é praticamente impossível quando tudo é comprado na mesma loja, pois acaba refletindo mais o gosto do gerente do que o seu. Além disso, os acessórios que escolhemos ou fazemos – no estilo DIY (faça do mesmo) – ajudam a dar ao primeiro apartamento aquele toque pessoal e a nos conectar com a nossa própria história, além de, muitas vezes, saírem bem mais em conta.

4. Mescle itens baratos com peças de qualidade

Sabemos que o orçamento de quem compra o primeiro apê, geralmente, é limitado. Mas, certamente, existem maneiras mais baratas de decoração sem ter que recorrer sempre à liquidação. Aliás, se o dinheiro é curto para mobiliar o primeiro apartamento, é importante pensar ainda mais na qualidade do que se está comprando, sobretudo para as peças principais. Ao adquirir um sofá , por exemplo, dê preferência a um de melhor qualidade. Do contrário, ele tende a não durar muito tempo e um novo gasto para substituí-lo será inevitável. O item pode ser reciclado, claro, inclusive, nessa matéria você confere itens que podem ser feitos reaproveitando pallets de madeira! 

A dica é fazer uma lista para saber quais os itens em que você vai ter que gastar mais e em quais pode poupar. 

5. Não queira preencher todos os espaços da casa

Comprar muita coisa pode gerar arrependimentos. E isso não se trata apenas dos móveis, também vale para tapetes, iluminação e acessórios. A decoração de um quarto pode ser como montar um “quebra-cabeças”, onde uma peça se conecta com a outra para ficar harmonioso. Antes de gastar dinheiro, faça um plano de decoração e vá comprando os itens aos poucos. Isso lhe ajudará a determinar o quanto pode gastar e o que é prioridade ou não. 

Uma boa decoração não acontece de uma hora para outra e a precipitação pode gerar muitos arrependimentos. Viva e comemore cada pequena conquista, sem ficar tão preocupado com o próximo passo. Reconheça cada vitória, cada novo bloquinho desse seu sonho. Assim, o prazer estará na jornada em conquistar o primeiro apartamento, e não apenas no fim dela.