O primeiro passo para realizar um sonho é transformá-lo em um objetivo. Quanto mais claro esse objetivo estiver na sua cabeça, melhor. Mas não adianta ele ficar apenas na mente. É preciso torná-lo o mais próximo e real possível. Uma maneira de fazer isso é criar um quadro dos sonhos. São muitas as teorias, conceitos e até ciências que relacionam o poder da realização à capacidade de materializar o desejo: lei da atração, força da mente, poder da visualização, co criação, positividade, energia, mensagem ao universo, física quântica… se você acredita em alguma dessas coisas ou quer ao menos fazer o teste para ver se funciona, continue a leitura e saiba como fazer o seu quadro dos sonhos.

Mas o que é o quadro dos sonhos?

Ele também pode ser chamado de mapa de visualização. Trata-se de um painel visual onde você vai expor, por meio de imagens e palavras, os seus principais desejos, com o máximo de detalhes possíveis, para ficar em um lugar de fácil visualização. 

Qual é o objetivo do quadro dos sonhos?

O principal objetivo é estimular a pessoa a pensar sobre os seus sonhos, para que ela tenha mais claro de maneira mais precisa o que ela realmente quer. Assim, é possível elencar prioridades para fazer escolhas mais compatíveis com os desejos e, ao mesmo tempo, ter mais foco para fazer aquilo que é preciso para chegar aonde se quer. 

Outra finalidade do quadro dos sonhos é fazer com que a pessoa sinta a emoção de já estar realizando aqueles sonhos que está colocando no quadro, trazendo todos os sentimentos, emoções e pensamentos para aquele foco. Além da questão de energia e vibração, do ponto de vista mais prático isso pode ajudar a estimular a pessoa a fazer os esforços necessários para voltar a ter aquelas sensações e emoções com a realização do sonho de fato.

Por exemplo, se você sonha em comprar uma casa e começa a pensar em como ela será, a cor que ela vai ter, quantos cômodos, onde será, quem vai estar com você, olhar imagens de casas para escolher a que melhor representa a sua, vai começar a sentir a emoção de conquistá-la. Depois, você vai estar sempre olhando para o quadro e relembrando tais emoções. Na hora que você for tentado a gastar aquele dinheiro sem necessidade, que vai te tirar do seu foco, será mais fácil resistir.   

Como fazer um quadro dos sonhos em 5 passos:

Passo 1

Escolha onde você vai montar o seu quadro e onde vai pendurá-lo. Pode ser uma cartolina, em um mural de recados, um painel de madeira, que podem ser fixados na parede do escritório, do seu quarto ou na porta do guarda-roupa. 

Passo 2

Pegue os materiais para você montar as imagens e textos que vão representar os seus sonhos. Fazer esse trabalho manualmente com revistas velhas, tesouras, lápis de cor, giz de cera e canetinhas é uma experiência diferente porque estimula a criatividade e te desconecta de distrações online. Mas também é possível fazer com figuras da internet, desde que elas sejam impressas.

Passo 3

Pense e elenque os seus principais sonhos. Tente escolher entre três e quatro, diversificando-os entre as diferentes áreas da sua vida. Por exemplo: trabalho, família e pessoal. Divida o material onde será feito quadro em espaços iguais, reservando uma área para cada sonho.

Passo 4

Imagine um sonho de cada vez com o máximo de detalhes possível. Cor, tamanho, volume, cheiro, lugar, o que você vai fazer quando conquistá-lo e quem estará com você são algumas características e informações que você pode ir escolhendo. 

Passo 5

Busque as imagens, palavras e frases que melhor retratam a imagem que você já montou em sua cabeça e coloque-as no espaço reservado para aquele sonho. Depois, pendure o quadro em um local visível e sempre que possível olhe, mentalize e pense no que você está fazendo ou deixando de fazer para conquistar aqueles sonhos.

Para deixar a brincadeira mais divertida e o exercício mais efetivo, convide seus familiares para montarem um quadro dos sonhos em conjunto. Assim, um pode conhecer melhor os desejos do outro, aumentando a empatia no lar. Além disso, juntos, será possível elencar as prioridades para o grupo e conquistar o engajamento de todos para tornar os sonhos realidade. Os sonhos compartilhados publicamente também ganham um caráter de compromisso. Quando um estiver saindo do foco, será mais fácil lembrar o que foi definido como prioridade e os pequenos sacrifícios serão melhores justificados. Para o compromisso ficar ainda mais evidente, tente estabelecer prazos para a realização de cada um dos sonhos. E aí, pronto para tornar os seus sonhos realidade?