As paredes da sua casa estão pintadas, os móveis foram trocados, está tudo arrumado, mas quando chega a vez de trocar o piso, bate um desespero só de pensar em ter que fazer uma reforma. Mas sabia que não é preciso enfrentar quebradeira e nem muita sujeira para transformar o ambiente? Já existem várias formas de nivelar e deixar o piso mais bonito sem tanta dor de cabeça. Veja a seguir algumas alternativas simples para mudar o chão e deixar o seu lar ainda mais bonito.

“Trocar de piso” com pintura Epóxi

A pintura é uma forma de mudar o piso sem remover o revestimento antigo. Mas calma,  não é pra sair por aí jogando qualquer tipo de tinta no chão. A do tipo epóxi é a mais recomendada para esse tipo de serviço, pois é desenvolvida à base de resina, que é ideal para superfícies que têm muito atrito. 

pintura chao

Esse tipo de tinta pode ser aplicado diretamente sobre o revestimento, mas antes de colocar a mão na massa é necessário verificar o estado do chão. Se for preciso, conserte pisos soltos, quebrados, com infiltração e deixe a superfície bem nivelada. Depois, é necessário aplicar uma camada de 2 mm de argamassa colante usada no assentamento de piso sobre piso. Em seguida, basta pintar com a tinta epóxi.

Revestimento Epóxi

Apesar dos nomes serem parecidos, a tinta epóxi é diferente do revestimento de epóxi. A principal diferença está na composição e espessura dos materiais. Ambos são feitos à base de resina epóxi, mas a pintura apresenta uma espessura muito mais fina e é aplicada em duas ou três demãos. Essa cobertura fornece um bom acabamento, seca mais rápido, mas não é capaz de nivelar o piso a ponto de encobrir completamente todas imperfeições. 

Já o revestimento epóxi – também conhecido como porcelanato líquido – é aplicado em 5 camadas, o que promove um nivelamento liso, brilhante e sem imperfeições. A aplicação, no entanto, demora mais tempo para secar. Outra diferença entre as técnicas é o preço, sendo que o revestimento epóxi é muito mais caro que a pintura. 

Pisos vinílicos

Esse tipo de revestimento possui instalação rápida, limpa e simples. As placas confeccionadas em vinil podem ser cortadas e coladas sobre revestimentos como cerâmica ou porcelanato com adesivos líquidos, cola de contato ou através de sistema de clique. O único porém é que as lâminas precisam ser coladas bem juntas umas das outras para um melhor acabamento. Para isso, o piso antigo deve estar limpo, seco, livre de infiltrações e bem nivelado. Uma das vantagens desse tipo de revestimento é que ele pode ser encontrado em diferentes estampas, inclusive as que imitam madeira ou porcelanato.

Tapetes

Essa é a maneira mais rápida e barata para esconder imperfeições no piso. Muitas vezes é melhor investir em um tapete, mesmo que mais caro, do que entrar em uma reforma sem fim. Existem tapetes de vários tamanhos, padronagens, cores e estampas. É só abusar da criatividade e escolher aquele que mais combina com o estilo da sua casa.

Uma boa opção para deixar o acabamento perfeito são os tapetes modulares, geralmente encontrados no tamanho de 30 x 30 cm. Esses quadrados podem ser colocados juntos, lado a lado, colados ou costurados. Assim, eles ficam sob medida para o seu ambiente. O ideal é usar essa estratégia em pequenos ambientes, como uma sala de estar. 

placa eva

As placas de EVA também são uma solução para revestir quartos de bebê. Além de higiênicas, elas podem dar praticidade e um colorido extra ao local. 

Alguns cuidados na hora de trocar de piso

  • Verifique a altura das portas. A colocação de piso sobre piso faz com que o chão fique um pouco mais alto.
  • Os revestimentos com epóxi – tanto a tinta quanto a resina – devem ser higienizados com água e sabão neutro. Nunca use materiais abrasivos para fazer a limpeza.
  • O assentamento de piso sobre piso não é o mais indicado para todos os casos. Se o seu chão tiver peças soltas, descoladas ou estufadas, a sobreposição com pisos vinílicos, por exemplo, não é adequada.
  • As tintas monocomponentes, como o epóxi, são práticas e podem ser aplicadas no piso sem maiores problemas. Basta seguir as instruções do fabricante. Mas, se tiver dificuldades, consulte a possibilidade de um profissional experiente para fazer o serviço. Pois, dependendo da situação, o barato pode sair caro. 

Dar aquele up no visual da sua casa pode ser mais prático do que se imagina até mesmo para trocar de piso. Aproveite as dicas e viva o novo!